dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Uva  
Zoneamento vitivinícola orienta produtores de SC
Áreas situadas acima dos 900 metros de altitude proporcionam clima ideal para o cultivo diferenciado
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Nivea Schunk
01/06/2010

A implantação do laboratório de análises enoquímicas, na regional São Joaquim, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), é parte da ação de zoneamento vitivinícola, coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Dentre as cultivares próprias para altitude, avaliações agronômicas, agrometeorológicas e experimentos de microvinificação aferem também a viabilidade econômica de variedades italianas, oriundas da província de Trento. O objetivo é gerar tecnologias para incrementar a qualidade das uvas e elaboração de vinhos, transferindo o conhecimento às vinícolas da região ou empresas intervenientes. Segundo o pesquisador João Felippeto, já existem indícios de excelente potencial qualitativo para produção de vinhos finos de alta qualidade, mas a indicação para plantio comercial deve levar aproximadamente cinco anos.

Utilizando como referencial o nível do mar, as áreas da vitivinicultura no território catarinense estão situadas acima dos 900 metros de altitude. Felippeto explica que essa é uma condição fundamental para proporcionar o clima ideal para o cultivo diferenciado. As baixas temperaturas acarretam alterações metabólicas e retardam o ciclo vegetativo contribuindo para a melhoria do processo de maturação. Precipitação, temperatura média do ar, vento, umidade relativa e insolação são fatores determinantes da qualidade das safras. No entanto, a temperatura influencia diretamente a fenologia, o aumento do peso em relação ao volume e da própria formação da uva.

— As uvas cultivadas em mesoclimas de altitude são muito diferentes daquelas cultivadas no nível do mar, por exemplo. Podemos citar as características de maturação dos compostos fenólicos especialmente os taninos e as antocianas. Os taninos são responsáveis pela longevidade dos vinhos e as antocianas são os pigmentos que colorem os vinhos tintos. Essas condições edafoclimáticas propiciam um aumento quantitativo e qualitativo desses compostos. E o resultado é a elaboração de vinhos com potencial de guarda, isto é, vinhos que permanecem guardados durante vários anos sem alteração das suas características sensoriais ou gustativas. Muitas vezes é o contrário, alguns vinhos melhoram muito com o passar do tempo. Para vinhos brasileiros, são cinco ou seis anos. E, normalmente, são facilmente harmonizáveis com pratos de temperos fortes e carnes vermelhas — diz ele.

"Precipitação, tempe-
 ratura média do ar,
 vento, umidade rela-
 tiva e insolação são
 fatores determinantes"


 João Felippeto,
 da Epagri

Os vinhos finos produzidos no Brasil são provenientes de videiras europeias. Bastante comuns e com grande parte do potencial do mercado, materiais como Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc são os mais utilizados atualmente. De acordo com a legislação viegente, esses vinhos devem apresentar um completo e harmônico conjunto de qualidades organolépticas.

— Dez graus centígrados é a temperatura base para as vitiviníferas ou outras cultivares vitis, variando em torno de três a quatro graus. Abaixo disso, as plantas paralisam o metabolismo. O fato é que as respostas fisiológicas de crescimento são sempre regidas por reações hormonais e de natureza enzimática, dependentes de temperatura. Por outro lado, a temperatura dos ar para crescimento da maioria das uvas é 20 a 25 graus centígrados. Altas temperaturas reduzem o teor de ácidos, aumentam o PH e inibem a formação de cor, além de reduzirem significativamente os aromas naturais das uvas — revela.

Facilmente adaptável a quase todos os locais do planeta, a cultura da videira deve atender às normas de boas práticas de vitivinicultura como forma de evitar o excesso de produção em detrimento da qualidade. Nesse sentido, tanto em alta quanto em baixas altitudes, o importante é que seja dada a prioridade à obtenção de uvas com qualidade superior a partir de uma produção limitada, ainda nos primeiro estágios, através de raleio de flores ou cachos. O ideal é a produção de seis ou sete toneladas por hectare para que o vinho possa expressar todo o potencial enológico.

"Vinhos devem apre-
 sentar um completo
 e harmônico conjunto
 de qualidades orga-
 nolépticas"

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Vitivinicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada